O GRUPO:
UMA BELA
JORNADA.
NOSSA HISTÓRIA.
Criado em 2010 em Salvador, na Bahia, os Insênicos é um grupo teatral que atua na interface da Arte-cultura com a Saúde Mental. Formado por atores marcados pelo estigma do adoecimento psíquico, o encontro desse coletivo aconteceu no chamado para a oficina de introdução ao teatro "Em Cena Insanidade" idealizada pela diretora teatral e psicóloga Renata Berenstein e desenvolvida em conjunto com a psicóloga Lara Hardman, o ator Guilherme Stadler sob a supervisão artística da diretora Andréa Elia.
O projeto contou com a parceria da AMEA - Associação Metamorfose Ambulante de familiares e usuários dos serviços de Saúde Mental do Estado da Bahia e beneficiou 20 alunos usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Durante três meses, os encontros na sala de ensaio aproximaram, criaram vínculos e fizeram nascer uma trupe de linguagem artística única. Os novos atores davam cor à cena com suas trajetórias, insanidades, presenças, emocionando o público e revelando o poder da arte. A brincadeira entre as palavras "insanidade" e "cena" deu origem aos Insênicos, nome do primeiro espetáculo que posteriormente passou a ser adotado como nome do grupo.
No currículo, quatro espetáculos em seu repertório: Os Insênicos (2010), Cidade em Versos (2011), Balada de Amor (2013) e Quem Está Aí? (2017), além de mais de 100 apresentações no formato de esquetes em eventos acadêmicos, congressos, seminários em Salvador e no interior. Importantes conquistas conferem ao grupo uma posição de referência na luta antimanicomial e na cena artística local.
QUEM SOMOS.
Os Insênicos é uma experiência artística capaz de reconstruir identidades e realidades, rompendo os preconceitos sobre a loucura, e contribuindo para os processos de saúde-doença. Juntos lutamos por uma sociedade inclusiva em prol das pessoas em sofrimento psíquico.