top of page

A apropriação dos espaços da cena contemporânea pelos “corpos loucos”

Atualizado: 19 de ago. de 2021


“Os “corpos loucos” demonstram, em cena e fora dela, a possibilidade de desconstrução da corporeidade docilizada, a construção de liberdade poética na existência e da autonomia cidadã.”

O presente artigo é uma reflexão sobre a apropriação dos espaços da cena contemporânea por “corpos loucos” realizada a partir de duas pesquisas, uma de mestrado e outra de doutorado, em curso. Inicialmente, apresenta-se um panorama de experiências criativas sistematizadas e encontradas tanto no Banco de Teses da CAPES quanto em textos de grupos artísticos que trabalham nessa perspectiva em diferentes capitais brasileiras, e fora do ambiente acadêmico. Tal apanhado permite, em seguida, identificar poéticas e perspectivas teóricas segundo as quais o corpo desses sujeitos é percebido e trabalhado. Por último, apresenta-se um recorte da experiência de um grupo de teatro baiano Os Insênicos, composto por atores, que são usuários de serviços de saúde mental. Como resultados preliminares, é possível constatar o rompimento dos espaços habituais de cuidado e acolhimento por parte desses grupos artísticos, tomando espaços cênicos das cidades para dar visibilidade a suas produções, numa atitude crítica sobre modos de criação, vidas e corpos não hegemônicos. Em implicação direta com a criação de projetos poéticos autorais, esses atores e atrizes, ao tempo em que esgarçam a cena contemporânea, ressignificam as artes do corpo pelo viés simbólico e estético com suas dinâmicas e reinvenções internas. Os “corpos loucos” demonstram, em cena e fora dela, a possibilidade de desconstrução da corporeidade docilizada, a construção de liberdade poética na existência e da autonomia cidadã. As técnicas utilizadas pelas direções dos espetáculos visam criar oportunidades para que corpos desejantes e desviantes apresentem suas visões e necessidades outras, cenicamente, num movimento duplo de observação e proposição, respeitando e incluindo memórias afetivas, afetadas e incorporadas, no interior de uma sociedade altamente institucionalizada.Palavras-chave: Interface artes-saúde mental. Processo Criativo em artes cênicas. Corpos Loucos.



Comments


FAÇA CONTATO

Para falar com os INSÊNICOS, você pode entrar em contato através dos nossos perfis nas redes sociais ou, se preferir, envie-nos um email. Procuramos responder o mais breve que possível. 

Agradecemos o seu contato.

ENDEREÇO

TELEFONE

Rua Almeida Garret, 35.

Itaigara, Salvador-BA.

+55 71 98844-1464

EMAIL

© 2023 by Last Chance. Proudly created with Wix.com

BARRA DE MARCAS_PRETA.png
bottom of page